segunda-feira, 23 de setembro de 2013

2 - A vida continua

“Toda mentira repetida mil vezes, se torna verdade.”
(Provérbio Árabe, ou pelo menos era assim contado pela minha avó)

Mais ou menos nesta época, eu havia entrado para o Escotismo. Confesso que quis entrar, pensando em brincar de soldadinho. Mas com o tempo tive oportunidade de descobrir outro sentido educacional no movimento.
Não entro no mérito de alguns desvios que vejo hoje, portanto, vou me focar no que aconteceu nesta época.
Eu estava doido para poder ter aquele uniforme, que eu achava legal naquela idade. Eu havia tomado a decisão de que eu mesmo iria arcar com as despesas da compra do uniforme. Então, ia juntando o dinheiro da minha mesada, moeda a moeda. Eu tinha anotado em uma folha de papel na gaveta do meu criado mudo o valor do uniforme. Tão logo eu tivesse a quantia, eu compraria o uniforme.
Vivíamos em um período de alta inflação no país. E, “estranhamente”, quando eu conseguia atingir a quantia necessária e ia comprar, o valor já era outro, maior, claro. Eu não conseguia entender onde a minha estratégia havia falhado. Acho que para uma criança é difícil entender o conceito de inflação. E eu debitava o fracasso a um erro estratégico de planejamento.
Hoje, talvez com um pouco de auto indulgência, dou por certo que era bastante complexo para uma criança entender estes conceitos econômicos. Confesso que ainda hoje tenho alguma dificuldade de compreender muitos destes conceitos.
Igual situação eu passei quando dos grandes acampamentos. Eu me informava sobre quanto tinha custado o anterior. Portanto, no meu entender de então, bastava eu ajunta aquela quantia para ir ao próximo.
Desnecessário dizer que acabei não participando destes acampamentos durante minha infância e juventude.
E, o pior, é que nunca consegui encontrar uma explicação para o fato. O nunca ao qual eu me refiro é a aquela época.
Acho que foi nesta época que eu, ainda sem ter um horizonte profissional definido, já havia decidido que não serviria para trabalhar com Economia!

Junta-te aos pobres e serás um deles[1].”
(Releitura de ditos populares que minha mãe costumava fazer)
Uma pergunta que nunca consegui responder foi se “uma verdade repetida mil vezes se torna mentira!”.



[1] O original era “junta-te aos bons e serás um deles”

Nenhum comentário:

Postar um comentário